sexta-feira, 24 de agosto de 2012

BENEFÍCIOS DO LIMÃO PARA A SAÚDE!


  • Existe um princípio ativo chamado d-limoneno (presente  na  casca), que ajuda a combater a ansiedade, depressão, excesso de colesterol LDL (ruim), auxilia no controle de ácido úrico e até mesmo previne o câncer.  
  • A fruta é rica em vitamina C, tiamina, riboflavina, fósforo, silício, cálcio e ferro. Todos esses  nutrientes  desempenham  papéis  fundamentais  para  o organismo se manter saudável.
  • Outro  benefício  da  fruta  é  para  o  sistema  imunológico,  que  fica  mais  ativo  contra  agentes nocivos. Sendo assim, esse alimento é poderoso para prevenção de gripes e outras doenças virais. 
  • Para  quem  teme  o  ganho  de  gordura,  o  limão  ajuda  no emagrecimento (perda  de gordura) sem estimular o catabolismo (perda de massa muscular).
  • Para aqueles praticantes de atividade física e atletas, estudos indicam que 1 copo de limão com água pela manhã melhora a performance e a qualidade corporal.  
  • Nutrientes presentes no limão ajudam na prevenção de diabetes e hipertensão arterial, além de melhorar o funcionamento do fígado (órgão essencial para o metabolismo). 
  • Essa fruta possui flavonóides, que são antioxidantes que previnem a ação maléfica dos radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce.  
  • Para quem tem azia e gastrite, o limão possui substâncias que facilitam a digestão e ajudam no controle dessas doenças. Apesar de no estado natural ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contato com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna. 
Receitas para aproveitar melhor os benefícios do limão:

  •  Suco desintoxicante, contra ansiedade, ativa a memória e melhora o sono: Bater o suco fresco de 2 limões com 5 folhas de alface (qualquer tipo) e suco de 1 laranja (qualquer uma).  
  •  Suco para prevenção do envelhecimento precoce e que favorece o intestino: Bater o suco fresco de 2 limões com 1 maça fuji inteira e 1 colher de semente de linhaça.
  • Suco para ativar o sistema imunológico: Bater o suco fresco de 1 limão c/ casca, 1 colheres de chá de gengibre ralado, 3 acerolas e  1 laranja lima.  
  •  Suco para acelerar o metabolismo: Bater o suco fresco de 1 limão com 1 colher de chá de canela em pó e ½ colher de sopa de  mel de abelha.  



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CERVEJA: Até que ponto esta bebida afeta sua performance no esporte?


         A cerveja é a bebida alcoólica fermentada, á base de cevada e malte, mais consumida e popular em todo o mundo. 

        Em valores calóricos, podemos comparar  1 lata de cerveja a quase 2 pães de sal (francês), sendo que a maior parte da caloria encontrada na cerveja é proveniente dos carboidratos. Ou seja, se em um evento você bebe cerca de 10 latas, são quase 20 pães.



        A  prática de consumir cerveja antes ou após  uma prática de atividade física é inadequada, uma vez que grande parte das calorias não fornece glicose disponível para recuperação  muscular. Além  disso, o atleta   pode   vir   a sofrer disfunções endócrinas, como diminuição da produção de testosterona, hormônio essencial para a performance, e alterações no metabolismo de lipídios, com acúmulo da gordura visceral, que fará com que o atleta fique lento e sem bons reflexos. 


           O que podemos afirmar  por estar mais do que comprovado, é a relação do consumo de cerveja com a diminuição da velocidade de reação e força, coordenação óculo-manual, alteração na velocidade, resistência muscular e resistência cardiovascular, podendo aumentar o risco de doenças no exercício. 

            Caso o seu consumo seja motivo de   comemoração,   aqui   segue um conselho: Para cada copo de cerveja, esprema  ½ limão   (qualquer   tipo). Isso fará com que os efeitos do álcool sejam   diminuídos em cerca de 24%, porém 76% das conseqüências negativas ainda permanecem. 



segunda-feira, 20 de agosto de 2012

BENEFÍCIOS DA BETERRABA NA SAÚDE E ESTÉTICA.



A beterraba é um legume com inúmeros benefícios tanto para a saúde, quanto para a estética. Vou citar algumas de suas funções:


ENERGIA: Por ser rica em ácido fólico e vitaminas do complexo B, a beterraba estimula a produção de energia para o corpo, melhorando a disposição e ainda ajuda no funcionamento do sistema nervoso.

SAÚDE DOS OLHOS: Por ser uma excelente fonte de vitamina A, esse legume ajuda a evitar a cegueira noturna e melhora a saúde dos olhos.

CICATRIZAÇÃO: A beterraba estimula a cicatrização e
melhora a aparência das cicatrizes antigas. Isso ocorre por ser fonte de vitamina A e vitamina K.

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS: Por ser fonte de potássio, o consumo  de beterraba diminui a retenção de líquidos, caracterizada por inchaço principalmente nos membros inferiores e abdome. Ainda por causa desse mineral, esse legume  melhora a pressão arterial, por controlar o sódio presente no organismo.

MÚSCULOS EM DIA: A beterraba tem a capacidade de estimular a contração muscular, diminuir a freqüência de câimbras e dores musculares e melhoras a definição da musculatura. O ideal é ser consumida  pós-treino de musculação, com uma fonte de proteína.

MEMÓRIA : Algumas substâncias presentes na beterraba, as betalaínas, melhoram o fluxo sanguíneo cerebral, fornecendo mais oxigênio para o órgão, estimulando a memória e a concentração.

ANTIOXIDANTE: Rica em substâncias com ação antioxidante, ou seja, previnem inúmeras doenças relacionadas ao envelhecimento precoce.

BRONZEADO: O consumo de beterraba estimula o bronzeado, deixando uma cor mais homogênea e dourada.

SUCO SAÚDE:
Faça um suco e consuma 3 vezes por semana, obtendo assim todos os benefícios acima
citados.
Ingredientes:

  •  ½ laranja, 
  • 2 col. sopa de beterraba ralada 
  • 1 copo de água de coco.
  • 1 folha de hortelã. 
  • Bata tudo no liquidificador e consuma imediatamente. 

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

VAMOS COMER PEIXE HOJE?


Os peixes são ricos em proteínas de alta qualidade.
Por serem ricos em aminoácidos essenciais (substâncias não produzidas pelo nosso organismo), os peixes possuem proteínas com valor nutritivo ligeiramente superior às das carnes vermelhas (como as de boi e porco). Além disso, as proteínas dos peixes são de alta digestibilidade, favorecendo o processo de digestão.
Os peixes são ricos em ômega 3.
O tipo de gordura predominante nos peixes é a poliinsaturada diferentemente das carnes vermelhas, as quais contêm uma alta proporção de gordura saturada. A do tipo saturada, quando consumida em grande quantidade, pode ser prejudicial para o coração.
Dentre as "famílias" de gordura poliinsaturada, destaca-se o ômega 3, devido aos grandes benefícios proporcionados à nossa saúde, como: diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (derrame), redução da pressão arterial, ação anti-inflamatória, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue.
O ômega 3 está presente, em maior quantidade, nos peixes de águas salgadas e frias, como: atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão. Os de águas doces, também apresentam ômega 3, mas em quantidade muito inferior quando comparados aos primeiros.
Os peixes são boas fontes de vitaminas e minerais.
Eles apresentam boas concentrações de vitaminas lipossolúveis (solúveis em gorduras), como A, E e, principalmente, D. Também são ricos em vitaminas hidrossolúveis (solúveis em água) como niacina - presente nas reações químicas de liberação de energia em nosso corpo - e ácido pantotênico - essencial no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.
Além disso, os peixes contêm vários minerais importantes como, sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, iodo, flúor, selênio, manganês e cobalto.
Por causa de todas as vantagens descritas, incluir ou aumentar o consumo de peixes é uma boa atitude para obter os benefícios que os seus nutrientes essenciais fornecem.

BENEFÍCIOS DAS FRUTAS


Seja no verão, seja no inverno, elas são ótimas! Seja no suco, seja na salada, as frutas são deliciosas  e saudáveis. O seu consumo diário faz muito bem à saúde e para sua cintura, afinal, elas são poderosas fontes de vitaminas e minerais importantes que o corpo necessita!


As frutas como maça, mamão, abacaxi,uvas, laranja, melão, melancia, morango, acerola e mirtilo, são excelentes antioxidantes prevenindo a formação de radicais livres, alem de terem poucas calorias.


A banana, abacate, caqui, manga, são frutas mais calóricas, mas consumidas em porções adequadas lhe darão todos os nutrientes necessários sem prejudicar sua dieta.As frutas também são ótimas fontes de fibras, lhe dão saciedade e ajudam o bom funcionamento do intestino.


Um exemplo é o abacate, rica em gorduras boas e vitamina E ajudam a diminuir a Circunferência Abdominal.


Bem, não é preciso constatar que devemos consumir diariamente frutas para mantermos nossa saúde e nosso corpo funcionando corretamente.


Por isso, caso seja do tipo que não goste de frutas, comece a mudar seus hábitos. Comece comendo uma fruta por dia e vá aumentando. Sua saúde agradece.


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

AUMENTO DE MASSA MUSCULAR COM SAÚDE!!


O aumento de massa muscular pode e deve ser alcançado com qualidade e saúde para seu corpo. Segue dicas para atingir esses objetivos:

1. Atenção com a quantidade de calorias! Para obter um adequado ganho de massa muscular¸ deve-se ingerir em torno de 500 calorias acima do gasto energético por dia.

2. Ganhar peso com qualidade! Antes do processo de aumento de massa muscular¸ recomendo diminuir o excesso de gordura corporal. Nesse período¸ o indivíduo deve preocupar-se não somente com o aumento da massa magra¸ mas também em evitar o acúmulo de tecido gorduroso¸ para garantir uma fase de definição mais curta e menos árdua. Quanto menor e menos intenso for o período de definição muscular¸ menores as chances de perda de massa magra.

3. Comer várias vezes ao dia! O ideal é manter uma média entre cinco e sete refeições diárias¸ alimentando-se a cada 3 horas¸ visando assim garantir um contínuo estado anabólico.

4. Tenha um bom equilíbrio de todos os nutrientes! A ingestão protéica não seve ser a única preocupação quando se quer ganhar massa muscular¸ a dieta deve conter quantidades adequadas de proteínas¸ carboidratos e lipídios. Não esquecebdo também da ingestão adequada de micronutrientes (vitaminas e sais minerais). A deficiência de vitaminas e minerais na dieta interfere diretamente no ganho de massa muscular¸ mesmo que a dieta contenha quantidades adequadas de proteínas. Portanto¸ vamos incluir no cardápio as frutas¸ verduras e legumes.

5. Quantidade de proteína adequada! A quantidade protéica necessária deve ser distribuída em todas as refeições ao longo do dia. Alimentos como aves¸ carne bovina magra¸ peixes¸ lacticínios com pouca gordura e ovos devem fazer parte de todas as refeições diárias. Quando não há a possibilidade de uma refeição adequada pós treino recomendo os suplementos protéicos. O que não significa que o ganho de massa muscular somente ocorrerá com a ingestão de uma quantidade exagerada de proteínas. Recomendo que cerca de 20% da sua dieta sejam de proteínas.

6. Os carboidratos também são importantes! Não adianta comer somente proteínas, os carboidratos também tem sua função no aumento da massa muscular. Existem diferentes tipos de carboidratos¸ podem ser simples e complexos. Os carboidratos  complexos são absorvidos mais lentamente,e são encontrados no pães integrais, algumas frutas, cereais e alguns tubérculos como batata doce e mandioca. Já os carboidratos simples liberam energia rapidamente, e são encontrados em algumas frutas como banana, nos pães brancos, alguns tubérculos como a batata....

7. Atenção na quantidade de gorduras! A gordura deve estar presente em sua alimentação, mas na quantidade correta. Deve-se ingerir uma quantidade de lipídicos entre 15 e 25% das calorias provenientes de toda dieta. E prestar atenção no tipo de gordura, dando preferência para as gorduras monossaturadas e poliinsaturadas.

8. Não pode faltar fibras! As fibras também são classificadas em 2 tipos, as insolúveis e as solúveis em água. Os alimentos à base de trigo integral e verduras são boas fontes de fibra insolúvel¸ enquanto aveia¸ leguminosas¸ legumes e frutas são excelentes fontes de fibras solúveis. Ambas tem sua função especial e deve-se ingerir entre 20 e 30 gramas de fibras todos os dias.

9. Água e mais água! Deve-se manter uma ótima ingestão de água durante todo o dia¸ e durante a atividade física. A quantidade recomendada depende de fatores individuais, mas varia em torno de 2 litros e a ingestão deve ser a mais fracionada possível¸ já que a sede não é um bom indicador de hidratação. Normalmente¸ quando sentimos sede¸ significa que nosso organismo está avisando que esta ficando desidratado.

10. Atenção para os antioxidantes! Eles previnem o estresse oxidativo. O trabalho muscular intenso gera maiores quantidades de radicais livres de oxigênio¸ os quais¸ se não forem devidamente neutralizados¸ podem iniciar um processo chamado estresse oxidativo. O que pode levar à destruição de lipídios¸ proteínas e ácidos nucléicos¸ causando diminuição da performance física¸ fadiga¸ estresse muscular. A administração de antioxidantes¸ como as vitaminas C e E¸ selênio, facilmente adquiridos através de uma alimentação equilibrada podem reduzir a lesão oxidativa causada pelo exercício.

11. Alimentos funcionais também tem sua função! Trazem inúmeros benefícios á saúde¸ à capacidade física e ao estado mental¸ além dos nutrientes básicos de uma alimentação saudável. Podemos citar: vinho tinto¸ chá verde¸ molho natural de tomate¸ alho¸ oleaginosas¸ cebola¸ temperos naturais (manjericão¸ alecrim¸ orégano)¸ linhaça e cereais integrais.

12. Alimente-se corretamente antes do treinamento! É recomendado realizar uma refeição sólida em torno de 30 a 60 minutos antes do treinamento. Essa refeição deve conter uma quantidade adequada de carboidratos complexos e proteínas¸ além de ser em  gorduras, o que lhe dará energia para seu treino.

13. Alimente-se corretamente após o treinamento! Comer imediatamente após o treino para auxiliar no processo de recuperação e evitar o catabolismo. Esta refeição deve conter carboidratos e proteínas na porção adequada para seu peso.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA E RICA EM NUTRIENTES ESSENCIAIS PARA VEGETARIANOS

Uma alimentação equilibrada deve conter carboidrato (arroz, macarrão, pães, dando preferência para as opções integrais), vitaminas e minerais (encontrados nas frutas e verduras), gorduras ( sempre priorizando as gorduras boas, como azeite de oliva, azeitona, linhaça) e proteínas. E aí que pega, sou vegetariano e agora? Proteínas só tem em carnes, leite e ovos?
Não, as proteínas estão disponíveis nas opções vegetais também, como o amaranto, a quinoa, o tofu, leite de soja, sementes de girassol, gergelim, cogumelo, no feijão, lentilha, ervilhas, grão de bico, grãos de soja, nas sementes oleaginosas, como amendoim, castanha, noz, avelã, pinhão, e até as frutas como abacate é uma opção que contém proteínas.
E o cálcio? Outro problema! Será que só existe no leite e seus derivados?
Não. Os vegetais verde-escuros (brócolis, couve e quiabo) são excelentes fontes de cálcio e estão acompanhados de uma série de outros nutrientes importantes para o metabolismo do cálcio, como o potássio e a vitamina K. As frutas secas (figo, damasco, uva-passa) e as castanhas e sementes (nozes, avelãs, amêndoas, castanha-do-Pará, semente de girassol, gergelim, entre outras) são fontes bastante concentradas de cálcio. Já as leguminosas (soja, tofu, lentilha, ervilha, grão-de-bico, feijões), são também boas fontes de cálcio e o melado-de-cana completa a lista oferecendo uma grande concentração deste mineral tão importante para os ossos.
Curiosidade: O amaranto é um alimento riquíssimo em proteínas, fibras e em cálcio.
E o ferro? Um mineral tão importante para não termos anemia, só está disponíveis na carne?
Não. Boas fontes vegetais de ferro são as leguminosas (com destaque para a lentilha, o grão-de-bico, a soja e o tofu), as castanhas e sementes (com destaque para as sementes de abóbora, de gergelim e a castanha de caju), os vegetais verde-escuros (especialmente a couve), as frutas secas (damasco, ameixa e uva-passa) e o melaço da cana-de-açúcar. Alguns cereais integrais também ajudam a complementar a ingestão de ferro entre os vegetarianos. Mas, é bem verdade que o ferro presente nas carnes é mais facilmente absorvido, uma dica é consumir um opção rica em vitamina C, como laranja ou acerola junto com uma refeição de ferro como arroz e feijão.
Então fica a dica: Uma alimentação saudável, deve ser bem diversificada, colorida e com todos o nutrientes essenciais.

Na duvida, entre em contato com um nutricionista para montar um cardápio personalizado para você.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

DICAS PARA FICAR EM FORMA ATÉ O VERÃO!

Faltam apenas 5 meses para o verão chegar, que tal entrar em forma para encarar o biquíni?
Aí vai algumas dicas infalíveis para diminuir a Circunferência Abdominal (CA) e mostrar uma barriga mais bonita no biquíni este ano.

  • Beba pelo menos 8 copos de água por dia, a água limpa o organismo, ajuda o intestino funcionar melhor e ainda previne a retenção de líquidos.
  • Abuse de frutas e verduras, possuem poucas calorias, saciam a fome e ainda enchem o organismo de vitaminas e minerais.
  • Troques os pães brancos, arroz branco e macarrão branco por opções na versão integral, dão mais saciedade e ajudam o funcionamento do intestino, o que favorece a perda de peso.
  • Acrescente ervas e temperos nos seus pratos. Elas ajudam a aumentar o seu metabolismo. É o caso da pimenta vermelha, do curry, da mostarda e do gengibre.
  • Menos gordura saturada em seu cardápio, troque o leite e iogurte integral por desnatado, retire a gordura visível das carnes e não frite os alimentos, asse-os
  • Faça pelo menos 40 minutos de exercícios todos os dias para aumentar o seu metabolismo e queimar mais calorias.
  • Acrescente gorduras boas na sua dieta, elas cuidam do coração e das artérias e ainda diminuem a CA, coma 1 colher de sopa de azeite de oliva todos os dias na salada.
  • Consulte uma nutricionista para saber a quantidade de calorias que seu corpo precisa para emagrecer com saúde, e o melhor até o verão.


Para agendar um plano de emagrecimento até o verão ligue 47 30253314 ou 91253660 e fale com Nutricionista Gisele Bittencourt.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

COMO NÃO GANHAR AQUELES QUILINHOS EXTRAS NO INVERNO?

É só chegar o inverno para começar aquela vontade interminável de saborear aqueles apetitosos pratos calóricos. É quase impossível resistir a um fondue de queijo ou a uma caneca de chocolate quente. 
No inverno, é fato, o apetite e a pregui
ça para enfrentar os dias frios aumentam na mesma proporção. Mas o lado bom é que nessa época do ano o nosso corpo tambem gasta mais energia para manter a temperatura do corpo, o aumento da fome é o corpo pedindo mais energia. Então vamos dar energia ao nosso corpo, mas muito cuidado, essa energia não precisa vir de uma caneca bem grande de chocolate quente com leite integral e leite condensado.
Vamos a opções gostosas, que vão nos manter quentinhos e de quebra são opções saudáveis e magrinhas:

SOPAS: Dê preferência aquelas feitas com legumes batidos, em vez de creme de leite. Para engrossar sua sopa, adicione aveia ou farelo de trigo, pois, além de dar mais sabor,fornece uma boa quantidade de fibras que ajuda a regular o intestino e ainda da mais saciedade.

CHÁS: são ótimas alternativas para esquentar o corpo, além de deliciosos e diversificados.

CARNES DE PORCO: procure substituí-las por carnes mais magras (como peixes ou frango sem pele), preparadas na panela de pressão ou grelhadas.

CHOCOLATE QUENTE: Para saborear essa bebida sem sentir culpa depois, utilize leite desnatado e achocolatado amargo com no mínimo 60% de cacau, você terá uma bebida magrinha e ainda com antioxidantes presente no cacau.

FONDUE: Para deixa-lo mais magrinho prepara-se com leite desnatado e queijos magros e troque o pão ou o biscuit por legumes, (fica uma delícia com brócolis e cenoura cozidos).

FRUTAS: abuse das frutas típicas desta temporada: morangos, tangerina, laranja e maracujá. Elas podem ser consumidas constantemente, já que são boas fontes de vitamina C.

E aí, qual opção você vai acrescentar em seu cardápio?