quinta-feira, 14 de novembro de 2013

IMPORTÂNCIA DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO E/OU SUPLEMENTAÇÃO PRÉ E PÓS TREINO!

IMPORTÂNCIA DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO E/OU SUPLEMENTAÇÃO PRÉ E PÓS TREINO!
 Uma atividade física como exercício intenso para ganho de massa muscular, gera traumas nas fibras musculares, o que é um prejuízo para os músculos, por isso, que após o treino e os dias que se segue após esse exercício, o corpo fica dolorido e rígido, isso requer que o corpo se recupere deste trauma, essa recuperação aparece em volume muscular.
             Mas para essa recuperação acontecer o corpo precisa de nutrientes específicos imediatamente após o treino, ( como carboidratos de rápida absorção, e proteínas para recompor esta fibra muscular estressada), então após o treino você precisa fazer o mais rápido possível uma alimentação ou suplementação com carboidratos e proteínas. E isso deve ser constante, de nada adianta ir ao treino, estressar seu músculo e não dar aporte o suficiente para ele se recompor, se não seu treino será quase que em vão.
             Temos que lembrar também que para você começar um treino, você também precisa de suporte para isso, durante um treino intenso, seu corpo gasta energia, e se ele não tem de onde tirar essa energia, o corpo entra em um processo chamado catabolismo, que é quando o corpo começa a degradar músculos para gerar energia. Então para prevenir este quadro devemos fazer uma refeição ou suplementação rica em carboidratos de lenta absorção para eles durarem até o final do treino, e de proteínas de cadeia ramificada como o BCAA para garantir que seu corpo tenha aporte suficiente de energia durante o treino.
             E devemos lembrar, que não adiante se alimentar bem, usar a suplementação correta e fazer exercícios somente até atingir nossos objetivos, o corpo requer os mesmos cuidados para uma manutenção.

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A SAÚDE DO CORPO E DESEMPENHO NO EXERCÍCIO!

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A SAÚDE DO CORPO E DESEMPENHO NO EXERCÍCIO! A água tem uma grande importância para o ser humano, principalmente para os atletas. É ela que oferece o meio no qual ocorrem os processos metabólicos e celulares, além de ser essencial para a digestão, absorção, circulação e excreção dos nutrientes que o corpo não precisa mais.
        É a água que ajuda no transporte de nutrientes para as células, tambem age na regulação da temperatura corporal e auxilia todos os órgãos a funcionarem adequadamente.
        A redução entre 4 a 5% da água corporal total reduz cerca de 20 a 30% a capacidade de trabalho dos órgãos e sistemas do corpo, pois o organismo não possui mecanismo para armazenar água e por isso a quantidade perdida durante o dia e treino, precisa ser  reposta.
        Para os atletas, beber água com freqüência, ao longo do dia, antes, durante e após os treinos ou da competição, é uma necessidade obrigatória, para garantir um bom resultado nos seus treinos.                                                       
DICAS:
- É importante ingerir pelo menos 1,5L de água por dia.
- Antes dos exercícios, durante e depois é preciso se hidratar com pelo menos 1 copo de água, para garantir que seu organismo trabalhe adequadamente durante o treino e se recupere depois.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

PORQUE ASSOCIAR CARBOIDRATOS E PROTEÍNAS NO PÓS TREINO?

O corpo humano precisa de energia para fazer uma atividade física, como o exercício de musculação por exemplo, por isso a necessidade de um alimentação/ou suplementação com carboidratos de lenta absorção antes do treino, para garantir que seu corpo tenha energia para fazer este exercício.
        Mas devemos lembrar, que após o exercício toda a energia acumulada no organismo acabou, e seu corpo estará sedento por energia para repor os estoques gastos, caso você não dê essa fonte de energia para seu corpo, ocorre um processo que chamamos de catabolismo, que é quando o fígado inicia um processo denominado gliconeogênese, que é o recrutamento de aminoácidos (proteína) para a formação de energia, o que gera um consumo de massa muscular magra como fonte de energia. Isso leva a diminuição de tecido muscular e conseqüentemente a uma queda no metabolismo basal.
        Então, é claro que após o treino, seu corpo vai precisar de proteínas de rápida absorção para recuperar aquele músculo danificado, mas de nada adianta você dar aminoácidos para uma recuperação muscular se seu corpo não tiver energia para fazer isso. Por isso a necessidade de uma alimentação/ou suplementação pós treino rica em proteína e carboidratos (energia).
        No pós-treino, os glicocorticóides estão muito altos e o nível de catabolismo muscular é intenso. A glicose, sendo um bloqueador dos glicocorticóides, é um caminho interessante para frear a cascata de hormônios como o cortisol que é o principal vilão do aumento muscular, evitando o processo de catabolismo
        Imediatamente após o exercício de 30 minutos a 1 hora após do treino, os músculos que estavam ativos se preparam para restabelecer a energia gasta e maximizar a entrada de nutrientes, o que eu chamamos de janela da oportunidade. Este é o estado em que o corpo se encontra mais receptivo à absorção e armazenamento de energia e proteínas.
        No pós treino, quando ingerimos carboidratos de rápida absorção, aumentamos a nossa insulina circulante, que é um hormônio anabólico, o que facilita a absorção de proteínas e aumentos de massa muscular conseqüentemente.
        Por isso, sua suplementação pós treino deve ser composta de 25 a 32g de whey protein ou hidrolisado de carne juntamente com uma dose adequada para seu peso de carboidratos de rápida absorção, como maltodextrina, dextrose ou waxy maize. Para quem quer um grande aumento de peso em massa muscular, e não precisa mais de uma queima de gordura junto com esse aumento, existem produtos que já vem com proteínas e carboidratos juntos, os que chamamos de “massa ou mass”, mas ele vem com uma dose definida de carboidratos e proteínas, para um grande aumento de peso. Para quem ainda quer queimar alguma quantidade de gordura corporal o ideal é usar a quantidade de proteínas e principalmente de carboidratos pós treino calculada de acordo com seu peso.
        Caso vá realizar uma refeição pós treino devemos seguir a mesma linha, com uma boa quantidade de proteínas e carboidratos de fonte alimentar.