quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ALIMENTOS FUNCIONAIS! PREVENINDO DOENÇAS E DESORDENS ESTÉTICAS PELA ALIMENTAÇÃO.


Alimentos Funcionais

O que são Alimentos Funcionais?
São alimentos que contém substâncias bioativas que proporcionam benefícios à saúde e com isso, ajudam na prevenção de diversas doenças crônico-degenerativas. Segue abaixo alguns exemplos de alimentos funcionais:


ALIMENTO
BENEFÍCIO
NOME DA SUBSTANCIA RESPONSÁVEL.
Abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, e outros alimentos de cor alaranjada
Ajuda a diminuir o risco de câncer e envelhecimento precoce. Ajuda no bronzeado da pele. Possuem ação estimulante ao sistema imunológico, inibem a mutagênese e protegem contra a oxidação  e contra doenças cardiovasculares
Betacaroteno
Soja e seus derivados
Por ter uma estrutura química semelhante a do estrógeno, que é um dos hormônios femininos, alivia os efeitos de calor e cansaço da menopausa e da tensão pré-menstrual.
Isoflavonas
Tomate e seus derivados,melancia, beterraba e pimentão.
Evita e repara os danos dos radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o câncer de próstata  Além disso, previne problemas cardíacos por impedir a oxidação de LDL. Age como antioxidante, e previne o envelhecimento da pele.
Licopeno
Peixes de água fria, como salmão e truta, frutos do mar  e óleo de peixes
Aumenta o HDL plasmático (colesterol bom) e reduz o triglicérides e colesterol LDL (ruim), sem acumulá-lo nos vaso sanguíneos, tendo efeito protetor de doenças cardiovasculares Além disso, diminui a pressão sanguínea. 
Omega 3.
Suco natural de uva e vinho tinto seco, café, chá verde, chocolate amargo, própolis, cerejas, jambolão,morangos, amoras vermelhas, berinjela.
Possuem propriedades que previnem diversos tipos de câncer, antioxidantes, antiinflamatórias e anti-alérgicas, anti envelhecimento precoce, anticelulite.
Flavonóide
Iogurtes e leites fermentados.
Os microorganismos vivos ajudam no equilíbrio  e na saúde da flora intestinal pois impedem que bactérias e outros microrganismos patogênicos se proliferem no intestino.
Probióticos
Feijão, lentilha, vegetais e frutas
Diminui a absorção de gorduras e controla a glicemia. Além disso ajuda no emagrecimento e funcionamento do intestino.
Fibras Solúveis
Cascas de frutas e vegetais e farelo de trigo
Por não serem digeridos favorecem o bom funcionamento do intestino e previnem câncer de cólon no intestino.
Fibras Insoluveis
Azeite de Oliva
Efeito protetor sobre cânceres de mama e de próstata, além de melhorar o perfil das gorduras no sangue. Ajuda a diminuir a Circunferência abdominal.
Ácido Graxo monoinsaturado

Nenhum comentário:

Postar um comentário