terça-feira, 12 de novembro de 2013

PORQUE ASSOCIAR CARBOIDRATOS E PROTEÍNAS NO PÓS TREINO?

O corpo humano precisa de energia para fazer uma atividade física, como o exercício de musculação por exemplo, por isso a necessidade de um alimentação/ou suplementação com carboidratos de lenta absorção antes do treino, para garantir que seu corpo tenha energia para fazer este exercício.
        Mas devemos lembrar, que após o exercício toda a energia acumulada no organismo acabou, e seu corpo estará sedento por energia para repor os estoques gastos, caso você não dê essa fonte de energia para seu corpo, ocorre um processo que chamamos de catabolismo, que é quando o fígado inicia um processo denominado gliconeogênese, que é o recrutamento de aminoácidos (proteína) para a formação de energia, o que gera um consumo de massa muscular magra como fonte de energia. Isso leva a diminuição de tecido muscular e conseqüentemente a uma queda no metabolismo basal.
        Então, é claro que após o treino, seu corpo vai precisar de proteínas de rápida absorção para recuperar aquele músculo danificado, mas de nada adianta você dar aminoácidos para uma recuperação muscular se seu corpo não tiver energia para fazer isso. Por isso a necessidade de uma alimentação/ou suplementação pós treino rica em proteína e carboidratos (energia).
        No pós-treino, os glicocorticóides estão muito altos e o nível de catabolismo muscular é intenso. A glicose, sendo um bloqueador dos glicocorticóides, é um caminho interessante para frear a cascata de hormônios como o cortisol que é o principal vilão do aumento muscular, evitando o processo de catabolismo
        Imediatamente após o exercício de 30 minutos a 1 hora após do treino, os músculos que estavam ativos se preparam para restabelecer a energia gasta e maximizar a entrada de nutrientes, o que eu chamamos de janela da oportunidade. Este é o estado em que o corpo se encontra mais receptivo à absorção e armazenamento de energia e proteínas.
        No pós treino, quando ingerimos carboidratos de rápida absorção, aumentamos a nossa insulina circulante, que é um hormônio anabólico, o que facilita a absorção de proteínas e aumentos de massa muscular conseqüentemente.
        Por isso, sua suplementação pós treino deve ser composta de 25 a 32g de whey protein ou hidrolisado de carne juntamente com uma dose adequada para seu peso de carboidratos de rápida absorção, como maltodextrina, dextrose ou waxy maize. Para quem quer um grande aumento de peso em massa muscular, e não precisa mais de uma queima de gordura junto com esse aumento, existem produtos que já vem com proteínas e carboidratos juntos, os que chamamos de “massa ou mass”, mas ele vem com uma dose definida de carboidratos e proteínas, para um grande aumento de peso. Para quem ainda quer queimar alguma quantidade de gordura corporal o ideal é usar a quantidade de proteínas e principalmente de carboidratos pós treino calculada de acordo com seu peso.
        Caso vá realizar uma refeição pós treino devemos seguir a mesma linha, com uma boa quantidade de proteínas e carboidratos de fonte alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário