segunda-feira, 13 de agosto de 2012

AUMENTO DE MASSA MUSCULAR COM SAÚDE!!


O aumento de massa muscular pode e deve ser alcançado com qualidade e saúde para seu corpo. Segue dicas para atingir esses objetivos:

1. Atenção com a quantidade de calorias! Para obter um adequado ganho de massa muscular¸ deve-se ingerir em torno de 500 calorias acima do gasto energético por dia.

2. Ganhar peso com qualidade! Antes do processo de aumento de massa muscular¸ recomendo diminuir o excesso de gordura corporal. Nesse período¸ o indivíduo deve preocupar-se não somente com o aumento da massa magra¸ mas também em evitar o acúmulo de tecido gorduroso¸ para garantir uma fase de definição mais curta e menos árdua. Quanto menor e menos intenso for o período de definição muscular¸ menores as chances de perda de massa magra.

3. Comer várias vezes ao dia! O ideal é manter uma média entre cinco e sete refeições diárias¸ alimentando-se a cada 3 horas¸ visando assim garantir um contínuo estado anabólico.

4. Tenha um bom equilíbrio de todos os nutrientes! A ingestão protéica não seve ser a única preocupação quando se quer ganhar massa muscular¸ a dieta deve conter quantidades adequadas de proteínas¸ carboidratos e lipídios. Não esquecebdo também da ingestão adequada de micronutrientes (vitaminas e sais minerais). A deficiência de vitaminas e minerais na dieta interfere diretamente no ganho de massa muscular¸ mesmo que a dieta contenha quantidades adequadas de proteínas. Portanto¸ vamos incluir no cardápio as frutas¸ verduras e legumes.

5. Quantidade de proteína adequada! A quantidade protéica necessária deve ser distribuída em todas as refeições ao longo do dia. Alimentos como aves¸ carne bovina magra¸ peixes¸ lacticínios com pouca gordura e ovos devem fazer parte de todas as refeições diárias. Quando não há a possibilidade de uma refeição adequada pós treino recomendo os suplementos protéicos. O que não significa que o ganho de massa muscular somente ocorrerá com a ingestão de uma quantidade exagerada de proteínas. Recomendo que cerca de 20% da sua dieta sejam de proteínas.

6. Os carboidratos também são importantes! Não adianta comer somente proteínas, os carboidratos também tem sua função no aumento da massa muscular. Existem diferentes tipos de carboidratos¸ podem ser simples e complexos. Os carboidratos  complexos são absorvidos mais lentamente,e são encontrados no pães integrais, algumas frutas, cereais e alguns tubérculos como batata doce e mandioca. Já os carboidratos simples liberam energia rapidamente, e são encontrados em algumas frutas como banana, nos pães brancos, alguns tubérculos como a batata....

7. Atenção na quantidade de gorduras! A gordura deve estar presente em sua alimentação, mas na quantidade correta. Deve-se ingerir uma quantidade de lipídicos entre 15 e 25% das calorias provenientes de toda dieta. E prestar atenção no tipo de gordura, dando preferência para as gorduras monossaturadas e poliinsaturadas.

8. Não pode faltar fibras! As fibras também são classificadas em 2 tipos, as insolúveis e as solúveis em água. Os alimentos à base de trigo integral e verduras são boas fontes de fibra insolúvel¸ enquanto aveia¸ leguminosas¸ legumes e frutas são excelentes fontes de fibras solúveis. Ambas tem sua função especial e deve-se ingerir entre 20 e 30 gramas de fibras todos os dias.

9. Água e mais água! Deve-se manter uma ótima ingestão de água durante todo o dia¸ e durante a atividade física. A quantidade recomendada depende de fatores individuais, mas varia em torno de 2 litros e a ingestão deve ser a mais fracionada possível¸ já que a sede não é um bom indicador de hidratação. Normalmente¸ quando sentimos sede¸ significa que nosso organismo está avisando que esta ficando desidratado.

10. Atenção para os antioxidantes! Eles previnem o estresse oxidativo. O trabalho muscular intenso gera maiores quantidades de radicais livres de oxigênio¸ os quais¸ se não forem devidamente neutralizados¸ podem iniciar um processo chamado estresse oxidativo. O que pode levar à destruição de lipídios¸ proteínas e ácidos nucléicos¸ causando diminuição da performance física¸ fadiga¸ estresse muscular. A administração de antioxidantes¸ como as vitaminas C e E¸ selênio, facilmente adquiridos através de uma alimentação equilibrada podem reduzir a lesão oxidativa causada pelo exercício.

11. Alimentos funcionais também tem sua função! Trazem inúmeros benefícios á saúde¸ à capacidade física e ao estado mental¸ além dos nutrientes básicos de uma alimentação saudável. Podemos citar: vinho tinto¸ chá verde¸ molho natural de tomate¸ alho¸ oleaginosas¸ cebola¸ temperos naturais (manjericão¸ alecrim¸ orégano)¸ linhaça e cereais integrais.

12. Alimente-se corretamente antes do treinamento! É recomendado realizar uma refeição sólida em torno de 30 a 60 minutos antes do treinamento. Essa refeição deve conter uma quantidade adequada de carboidratos complexos e proteínas¸ além de ser em  gorduras, o que lhe dará energia para seu treino.

13. Alimente-se corretamente após o treinamento! Comer imediatamente após o treino para auxiliar no processo de recuperação e evitar o catabolismo. Esta refeição deve conter carboidratos e proteínas na porção adequada para seu peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário